TICALDIA1 MINI

“Em RedCLARA, e tenho certeza que na comunidade de nossas redes, acreditamos que o lugar para iniciar essa mudança é a educação. Precisamos investir em educação e criar e fortalecer os meios para que esse investimento seja o mais eficaz possível. Com níveis tão altos de sub-investimento, nossas organizações têm uma história importante para contar e contribuições relevantes a fazer. As redes acadêmicas do mundo são um modelo, elas têm um modo de ação, um ethos, que mostra o potencial de nossa espécie quando guiada pelas emoções certas. O mundo das redes tem se empenhado em colocar as pessoas para a frente, permitindo-lhes não só seguir com as suas vidas, mas avançar, e isso é algo que dá esperança e força para enfrentar tudo o que há de mais difícil.  Mais que redes tecnológicas, somos uma rede humana”.

Com essas palavras do Diretor Executivo de RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas, foram abertas nessa segunda, 31 de agosto, a décima edição da Conferência TICAL e a quarta do Encontro Latinoamericano de e-Ciência, que estão sendo realizadas online no site https://tical2020.redclara.net

Após as boas-vindas de Cadenas, a sessão plenária foi conduzida por seu moderador, Carlos Casasús, Diretor Geral da Corporação Universitária para o Desenvolvimento da Internet – CUDI. Do México, ele introduziu a apresentação do Diretor Geral da DG CONNECT da Comissão Europeia, Roberto Viola, que destacou a relevância da colaboração entre a Europa e a América Latina, fortalecida graças ao Projeto BELLA em sua fase terrestre, que aumenta as capacidades do backbone sul-americano da RedCLARA, e em sua fase submarina, que fará um cabo entre Portugal e Brasil para ligar as redes acadêmicas regionais dos dois continentes. Viola destacou o importante papel que RedCLARA e GÉANT tiveram durante a pandemia na manutenção da conectividade e interconexão da comunidade científica e acadêmica na América Latina e Europa. “O investimento feito em BELLA terá um grande impacto na economia, tanto na chamada “economia verde” como  na economia digital. Ninguém deve ficar para trás, e é por isso que a cooperação é tão importante. O cabo é o início de uma cooperação longa e intensa, e na Comissão Europeia há um compromisso de longo prazo de trabalhar com vocês na América Latina", disse Viola.

A sessão continuou com as apresentações dos líderes das redes acadêmicas regionais da América Latina e Europa, Luis Eliécer Cadenas (em representação da RedCLARA) e Erik Huizer, Diretor Executivo da GÉANT, que se concentrou nas atividades de colaboração entre os dois continentes, destacando as possibilidades que a BELLA abre e o programa Enlighten Your Research.

A sessão plenária de abertura terminou com a apresentação de Victor Neto e Maurício Trejo, de Google Cloud. É importante destacar que a plataforma sobre a qual TICAL2020 e o 4º Encontro Latinoamericano de e-Ciência estão sendo desenvolvidos é do Google e foi montada pela BeduTech.

Após a sessão plenária, deu-se início à “Feira Virtual de Empresas”, com stands de BeduTech & Google, Cisco, Commscope, Cirrus Identity, CloudHesive & AWS.

O programa da tarde continuou com as sessões paralelas e os workshops.

SESSÕES PARALELAS.

Sessão Paralela TICAL | A conectividade e a infraestrutura na universidade inteligente

Trabalhos:

  • Implementación de un Centro de Datos Alterno para recuperación de servicios de misión crítica. Caso de la Universidad Estatal a Distancia
  • Despliegue de Infraestructura como Servicio utilizando OpenStack: un caso de éxito en la Universidad de Cuenca
  • Implementación de tecnologías disruptivas en la educación superior. Caso de la Universidad Estatal a Distancia
  • Presentación de Cirrus-Identity

Sessão Paralela e-Ciência | Processamento / Armazenamento de alto desempenho

Trabalhos:

  • Alianza latinoamericana para el desarrollo de capacidades en física avanzada
  • Impacto de la e-Infraestructura de RICAP para el desarrollo de la e-Ciencia en Iberoamérica

Sessão Paralela Enlighten Your Research Latin America-Europe - Lightning Talks

  • Diseño, obtención y evaluación biológica de nuevos fármacos candidatos frente a enfermedades parasitarias
  • ¿Comida rápida disponible para los corales? Comprendiendo el comportamiento de los microplásticos alrededor de los arrecifes de coral en función de las condiciones hidrodinámicas
  • Creación de una red de colaboración internacional para anotar el genoma de cinco especies de coca (ERYTHROXYLUM): hacia la búsqueda de usos medicinales alternativos
  • Observatorio Latinoamericano Gigante (LAGO)

WORKSHOPS

  • Sessões sobre Segurança Informática:
    • Reunião TICAL Sec - CSIRTs RNIEs (Mediante convite)
    • Workshop Criação de CSIRT para tomadores de decisões
  • Café CIO do amigo Luis Gutierrez
  • Divulgação Científica: Recriar a ciência

A Conferência TICAL2020 e o 4º Encontro Latinoamericano de e-Ciência são organizados pela RedCLARA e pelo Projeto BELLA, com o apoio das redes nacionais de pesquisa e educação da América Latina e o patrocínio de Google, Bedu.Tech, Amazon Web Services, CloudHesive Latam, Commscope, LACNIC, Internet Society y Cirrus Identity.

 

FaLang translation system by Faboba

Agradecimentos

EU flag yellowBELLA recebe financiamento da União Europeia através do programa Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção número 731505 (BELLA-S1), da DG DEVCO ao abrigo do contrato de subvenção LA / 2016 / 376-534 (BELLA-T) e da DG GROW.

 

Contato

Caso você necessite de mais informações, escreva-nos:

Europa: info@geant.org

América Latina: RedCLARA_Comunica@redclara.net